A micareta de Feira de Santana como mercadoria de consumo

Autores

  • Regina Beatriz Suzarte Ferreira Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Este paper tem o objetivo de relatar o processo de desenvolvimento do meu projeto de pesquisa, que pretende verificar formas da cultura de massa na Micareta de Feira de Santana, promovendo uma reflexão sobre as consequências que estas causam à identidade cultural da comunidade e do cidadão feirense. Dentre essas formas é possível destacar o descaso para com os blocos afros, afoxés e escolas de samba que desfilam na festa; e a supervalorização e padronização dos “blocos de abadás”. Buscar-se através desta pesquisa investigar tal contexto com a cooperação e participação de membros representativos das agremiações e comunidades vitimadas, lançando mão assim, no que diz respeito ao procedimento de coleta, da Pesquisa-ação. Segundo a natureza dos dados, esta pesquisa tem cunho qualitativo, uma vez que trata da investigação de valores, atitudes e motivações do público pesquisado, sem preocupação estatística. A proposta então é abordar o conceito de cultura pelo viés da ruptura e não da tradição; nem a Cultura do dominador nem a Cultura do dominado, mas uma outra coisa, um espaço onde os diversos e os múltiplos possam coexistir. No que se refere aos resultados finais, importa destacar que esta investigação se encontra no processo de elaboração do segundo capítulo, constituído do cotejo entre os dados coletados no decurso da festa, uma vez que a pesquisa de campo in locus já foi realizada; a entrevista com o líder das agremiações (por se realizar); e as ideias de teóricos que embasam a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-08