A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO MEIO DE INCLUSÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE IGAPORÃ, BAHIA
Palavras-chave:
Acessibilidade Linguística, Inclusão, LibrasResumo
Este trabalho intenta discorrer sobre a acessibilidade linguística de estudantes surdos(as) no município de Igaporã (BA), partindo da Língua de Sinais Brasileira (Libras) como meio de inclusão na rede pública de ensino do município. Para tanto, objetivou-se averiguar os principais desafios que dificultam a acessibilidade linguística e discutir como se dão as relações entre professores, alunos(as) surdos(as) e intérpretes de Libras neste contexto. A presente investigação se insere no âmbito da pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa, cujos locais de análise foram duas instituições de ensino igaporaenses. Dentre os principais desafios estão as dificuldades desses estudantes com a leitura e a escrita, o pouco conhecimento da Libras e a falta de formação docente voltada à educação dos surdos. Ficou evidente que a oferta de programas para a melhoria da formação docente por parte do poder público e a efetivação de políticas socioeducacionais que contemplem as necessidades específicas da pessoa surda emergem como fatores precípuos para uma educação mais equitativa no município.