FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma experiência no PROINN – UNEB
Palavras-chave:
Memorial, Formação Docente, Eduacação Física, PROINNResumo
O presente trabalho é fruto de orientações realizadas como Coordenador do Projeto Educação Física Escolar: fundamentos e propostas pedagógicas em uma perspectiva crítica, o projeto é vinculado ao Programa de Iniciação à Docência Norma Neyde – PROINN, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. As ações do projeto são fundamentadas pela concepção da Pedagogia Histórico-Crítica. O objetivo deste trabalho é relatar como o memorial de formação foi um elemento substancial na formação docente dos bolsistas de iniciação à docência vinculados ao programa. Desta forma, a contribuição efetiva do memorial na formação docente dos sujeitos envolvidos pôde revelar que a formação docente, é definida pela convergência de diferentes culturas e, a partir disso, procura potencializar as vozes dos estudantes, valorizando a experiência cultural desses sujeitos em processo de formação, a fim de legitimar no currículo as práticas corporais dos diversos grupos sociais.