FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma experiência no PROINN – UNEB

Autores

Palavras-chave:

Memorial, Formação Docente, Eduacação Física, PROINN

Resumo

O presente trabalho é fruto de orientações realizadas como Coordenador do Projeto Educação Física Escolar: fundamentos e propostas pedagógicas em uma perspectiva crítica, o projeto é vinculado ao Programa de Iniciação à Docência Norma Neyde – PROINN, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. As ações do projeto são fundamentadas pela concepção da Pedagogia Histórico-Crítica. O objetivo deste trabalho é relatar como o memorial de formação foi um elemento substancial na formação docente dos bolsistas de iniciação à docência vinculados ao programa. Desta forma, a contribuição efetiva do memorial na formação docente dos sujeitos envolvidos pôde revelar que a formação docente, é definida pela convergência de diferentes culturas e, a partir disso, procura potencializar as vozes dos estudantes, valorizando a experiência cultural desses sujeitos em processo de formação, a fim de legitimar no currículo as práticas corporais dos diversos grupos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Messias Santana Cruz, Universidade do Estado da Bahia

Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XII

Doutor em Memória, Linguagem e Sociedade - UESB

 

 

 

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.