PERCEPÇÕES DE JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA ACERCA DA NOVA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Escola Pública; Juventude; Nova Reforma do Ensino Médio.Resumo
Nosso objetivo com este trabalho é refletir sobre as percepções de jovens estudantes acerca da Nova Reforma do Ensino Médio. Optamos por uma metodologia de cunho qualitativo por proporcionar uma compreensão mais profunda das experiências dos estudantes em relação às mudanças implementadas com a nova reforma do ensino médio. Os participantes foram jovens estudantes do ensino médio do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães de Guanambi-Ba (CMLEM). A coleta dos dados foi realizada a partir da aplicação de questionários semiestruturados que combinaram perguntas abertas e fechadas. A amostra foi composta pelos alunos do 2º e 3º anos do ensino médio. Os/as jovens estudantes do CMELM deixam claro que almejam construir um futuro digno através da educação pública, no entanto, ao adentrarem a escola de ensino médio se tornam reféns de um projeto que cerceia as suas perspectivas de alcançar os seus objetivos, tornando-os vulneráveis aos interesses empresariais.