IDENTIDADE E LUDICIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DE PALMAS DE MONTE ALTO – BA

Autores

  • Flávia Kamila Malheiros Azevedo dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Giovanne De Almeida Pereira Universidade do Estadoda Bahia
  • Raylany Ramos Rodrigues Universidade do Estadoda Bahia
  • Sirlene Prates Costa Teixeira Universidade do Estadoda Bahia

Palavras-chave:

Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Educação Não Escolar, Identidade, Ludicidade

Resumo

O presente trabalho traz uma experiência vivenciada através do componente curricular Pesquisa e Estágio em Espaços não escolares, do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Buscou-se compreender como estão organizadas as práticas educativas no contexto do Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Palmas de Monte Alto-BA. A partir da observação participante e do diário de campo para produção dos dados, foi desenvolvido um plano de ação com a temática identidade e ludicidade. Os resultados da pesquisa, de abordagem qualitativa, apontam a importância de compreender o estágio como pesquisa, levando em consideração as especificidades e necessidades de cada espaço e sujeitos, possibilitando apresentá-los uma outra perspectiva de vida e de educação. A interação ressaltou que a presença de pedagogos (as) em espaços educativos não escolares é ainda incomum, embora tenha se mostrado valiosa e enriquecedora para esses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.