PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE OS LUGARES OCUPADOS ESTUDANTES NEGROS/AS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO DEDC XII/UNEB
Palavras-chave:
Ensino Superior. Estudantes negros/as. Não-Lugares. Política de Cotas.Resumo
Com o objetivo de analisar as percepções de docentes em relação aos lugares (não) ocupados por estudantes negros/as no Departamento de Educação – DEDC XII/UNEB, este estudo foi realizado com docentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Pedagogia que submeteram subprojetos de IC ao Edital 019/2023. Para tanto, como objetivos específicos, buscamos identificar as percepções de docentes que atuam nos cursos de graduação do DEDC XII sobre os lugares e não-lugares ocupados por estudantes negros/as, da mesma forma problematizar discursos e percepções sobre essa ocupação. Com relação à metodologia, consideraram-se os pressupostos da abordagem qualitativa delineada pela pesquisa de campo. Inicialmente, fez-se a revisão da literatura, focalizando a leitura e análise de cinco livros e uma tese de autores/as negros/as que emergem na luta antirracista frente às estruturas sociais. Para o processo de produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes. A análise das narrativas produzidas por meio das entrevistas aponta que os lugares ocupados por estudantes na IC reforçou a noção de que a Iniciação Científica é tida como um espaço ainda marcado pelo racismo institucional, pouco ocupado por graduandos/as negros/as. Isso é perceptível quando a análise assinala que, nos critérios de seleção, prevalece à lógica meritocrática.