UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E VIVÊNCIAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: ASSENTAMENTO TERRA VISTA E A CRECHE KATUANA

Autores

  • Saíra Carvalho Universidade do Estado da Bahia
  • Beatriz Santos Universidade do estado da Bahia
  • Sônia Maria

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Assentamento Terra Vista, Creche Katuana, Vivências, Saberes populares

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre a importância das práticas pedagógicas nas instituições de ensino visitadas e compreender os pontos propostos pelos/as professores/as dos componentes curriculares abordados no decorrer das aulas ministradas no 4º semestre de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII.  A construção dessa pesquisa foi pautada a partir das anotações de campo realizadas nos espaços observados: Assentamento Terra Vista situado no município de Arataca-BA e da Creche Oka Katuana, localizada no distrito de Olivença, município de Ilhéus-BA. Diante dos fatos identificados por meio da observação, percebemos a relevância de compreender como está organizada as práticas pedagógicas escolares e não escolares. Além da descrição da convivência das crianças no meio escolar e abrangendo os conhecimentos sistematizados com os saberes populares, onde se encontram outras pedagogias alternativas para contemplar as pluralidades dessas crianças que precisam se conhecer, se identificarem, e reconfigurarem associações com os saberes sistematizados. Para que, assim, se tenha uma sociedade que lute por seus valores e direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.