RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luana Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Brenda Couto Vieira
  • Jamille Pereira Pimentel dos Santos

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar as experiências construídas durante o estágio como pesquisa desenvolvido numa turma de 5º ano do Ensino Fundamental. Nessa experiência foi possível observar o grande interesse e participação dos alunos nos jogos e brincadeiras de matrizes africanas e afro-brasileiras e nas discussões sobre intolerância religiosa propostas na turma. Em vista disso, buscou-se refletir sobre a importância do trabalho com as questões étnico-raciais nessa etapa e investigar as concepções que orientam esse trabalho nos documentos normativos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa que se estruturou a partir das técnicas de observação participante, docência compartilhada e análise documental. As análises aqui tecidas permitem a inferência de que é fundamental um trabalho mais consistente acerca das questões étnico-raciais nos ambientes escolares. A mera inclusão da diversidade nos documentos normativos, como no PPP da escola não é suficiente para garantir a promoção efetiva da valorização da diversidade étnico-racial. É preciso que a instituição escolar promova atividades e discussões profundas e permanentes, que não apenas visibilizem a cultura e os costumes de origem africana e afro-brasileira, mas que valorizem a diversidade em todas as suas formas, combatendo o preconceito e a discriminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.