AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: O QUE APONTAM AS PESQUISAS?
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Literatura Infantil, Formação do Leitor, Leitura LiteráriaResumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa na área de leitura literária na infância e tem como objetivo analisar o alcance das políticas públicas na formação do leitor literário, de acordo com as pesquisas publicadas no período de 2013 a 2023. Através de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, realizou-se a revisão de literatura no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no SCIELO. A análise desses trabalhos revelou que a situação do Brasil, no que diz respeito à formação de leitores e à democratização do acesso à leitura e ao livro ainda tem muito a ser feito, principalmente no aspecto referente à formação de mediadores de leitura. As pesquisas apontam também para o sério problema da descontinuidade que afetam as políticas de leitura no Brasil.