O CURRÍCULO FORMAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS XII E AS INTERFACES COM A TEMÁTICA RACIAL: UM OLHAR DECOLONIAL E ANTIRRACISTA

Autores

  • Kelly Tarciara Ferreira do Amaral Universidade do Estado da Bahia - Campus XII
  • Dinalva de Jesus Santana Macêdo

Resumo

Este resumo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de (TCC) que objetivou analisar de que modo a diversidade étnico-racial é contemplada no currículo redimensionado do curso de Pedagogia da UNEB, campus XII de Guanambi, tendo em vista conhecer quais componentes curriculares e práticas pedagógicas podem contribuir para uma formação docente antirracista. Assim sendo, indaga-se de que maneira o currículo redimensionado do curso de Pedagogia do Campus XII prepara os futuros pedagogos/as para atuarem na Educação Básica, no tocante as relações étnico-raciais? Para tanto, recorreu-se de uma pesquisa qualitativa que dispõe de processos metodológicos de estudos bibliográficos, análise de conteúdos e questionário. Os resultados apontam que a temática das relações étnico-raciais ainda aparece de modo muito tímido no currículo, destacando o componente curricular Núcleo de Pesquisa e Prática Pedagógica (NPPP I) e História e Cultura afro-brasileira e Indígena, que contemplam de maneira integral a valorização da cultura negra e indígena, com vistas a uma educação decolonial e antirracista.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.