EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARTÍSTICA NO COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR LUIZ VIANA FILHO EM GUANAMBI-BA:

PESQUISA, CRIATIVIDADE E PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Autores

  • Silvana Batista Sousa UNEB campus XII
  • Carlos Alexandre Souza Prado
  • Kamilly Gomes de Oliveira

Resumo

O Projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural local e as produções artísticas dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio mobilizou experiências de aprendizado em 2024 no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, em Guanambi-BA. A área de ciências humanas e sociais aplicadas articulando-o ao currículo escolar, promoveu vivências práticas com fim de que os estudantes explorassem a cultura local, em especial, o evento "Abraço da Cidade", uma tradição que celebra a história e a união da comunidade em 14 de agosto, aniversário de emancipação política de Guanambi, 105 anos. Com base na pesquisa qualitativa, a criação de álbuns fotográficos e a participação ativa nas atividades, os estudantes desenvolveram maior senso crítico, refletiram sobre sua identidade cultural e fortaleceram o seu protagonismo juvenil, para a construção de uma cidadania consciente e participativa necessária no seu tempo e espaço político. Reafirmamos a importância da educação patrimonial, enquanto atividade de pesquisa e investigação local que integra práticas culturais locais ao processo formativo de estudantes, a aprendizagem criativa que fortalece os vínculos dos jovens com sua história e cultura local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.