O JOVEM DO CAMPO E A INCLUSÃO AO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E LIMITAÇÕES

Autores

  • Laisa De Souza Lima Universidade do Estado da Bahia
  • Gabriela Cardoso Moreira Marques
  • Daniela Sousa Oliveira

Palavras-chave:

Políticas públicas. Educação. Jovem rural. Zona rural.

Resumo

Introdução: O ensino superior do jovem do campo enfrenta muitas barreiras até sua concretização, tanto obstáculos econômicos, quanto estruturais dificultam o processo acadêmico desses indivíduos. Método: Estudo transversal, com coleta de dados primários realizado com estudantes de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII de Guanambi-BA, no ano de 2023. Foi aplicado um questionário sociodemográfico com 275 alunos matriculados no curso. O banco de dados foi digitado em uma plataforma no software Excel e, em seguida, transportado para o programa Statistical Package for the Social Sciences versão 21.0. Entre as variáveis do questionário, foi escolhida a de procedência, dividida em zona rural e zona urbana. Assim, foi possível a construção de um gráfico na plataforma Microsoft Word. Objetivos: Analisar os desafios relacionados ao acesso do ensino superior de jovens procedentes da zona rural. Resultados: Foi possível identificar que a maioria desses estudantes eram da zona urbana (65,3%) o que revela uma discrepância em relação aos alunos oriundos da zona rural (34,7%). Conclusão: Assim, é possível identificar as questões socioeconômicas e estruturais como promotoras do impasse. Dessa forma, é de extrema importância a ação das políticas públicas na educação desses jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024