CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS EM CRIANÇAS A PARTIR DA LEI LUCAS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR DE TRAUMA E EMERGÊNCIA

Autores

  • Victor Pereira Domingues Universidade do Estado da Bahia - Campus XII, Guanambi - BA
  • Maria Eduarda Magalhães Marques Universidade do Estado da Bahia
  • Barbara Dil Baleeiro Santana Universidade do Estado da Bahia
  • Fabiula Ledo Araújo Universidade do Estado da Bahia
  • Ricardo Bruno Santos Ferreira Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0003-0614-4817 http://lattes.cnpq.br/2930344907172320

Palavras-chave:

Capacitação, Crianças, Escolas, Primeiros Socorros

Resumo

Introdução: A Lei número 13.722, conhecida como Lei Lucas, foi sancionada em outubro de 2018, após a morte de um aluno de 10 anos causada por uma obstrução das vias aéreas por corpo estranho, durante um passeio escolar. A partir desse fato, tornou-se obrigatória a capacitação de funcionários da educação infantil em noções de primeiros socorros. Objetivo: Relatar a experiencia de membros da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Trauma e Emergência (LAITE), da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII, na realização da capacitação em Primeiros Socorros em Crianças segundo os preceitos da Lei Lucas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por discentes vinculados a Liga Acadêmica Interdisciplinar de Trauma e Emergência do curso de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia. Resultado e Discussão: A capacitação foi dividida em parte teórica e prática, na qual foram abordados temas como: “Lei Lucas”, “Obstrução das vias aéreas por corpos estranhos”, “Sangramentos nasais”, “Parada cardiorrespiratória e Ressuscitação cardiopulmonar” em crianças. Conclusão: A capacitação evidenciou a importância de ações de educação em saúde. Além disso, contribuiu para que os participantes possam realizar as manobras de primeiros socorros no ambiente escolar quando ocorrer uma emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Bruno Santos Ferreira , Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e graduado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem especialização em Urgência e Emergência, Nefrologia, Saúde Coletiva e Enfermagem do trabalho. Tem experiência de 10 anos no atendimento ao paciente grave no setor de hemodiálise, quando atuou como enfermeiro assistencial no Hospital do Rim de Guanambi (2013-2022). Atualmente, é professor da Universidade do Estado da Bahia no curso de enfermagem, professor do Centro de Educação Superior de Guanambi (UNIFG) no curso de medicina e professor de pós-graduação nas áreas de Urgência e Emergência, UTI e nefrologia. É Membro do Grupo de Pesquisa interdisciplinar em Saúde Coletiva da UNEB e Grupo de pesquisa Crescer da UFBA. Estuda populações em risco e situação de vulnerabilidade, com experitse na saúde da população negra.

Downloads

Publicado

31-10-2024