O USO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DE RIACHO DE SANTANA PARA AULA DE CAMPO

Autores

  • Marilia Pereira de Oliveira UNEB
  • Maria Goreth Silva e Nery Universidade do Estado da Bahia- UNEB Campus VI

Palavras-chave:

Aula de Campo, Riacho de Santana, Teoria prática

Resumo

O presente artigo aborda a importância das aulas de campo no município de Riacho de Santana, localizado no interior da Bahia, como uma ferramenta para integrar teoria e prática no ensino da Geografia. Com uma diversidade paisagística e riqueza cultural, o local serve como um campo de estudo para observação das interações entre ambiente natural e atividades humanas. O objetivo é utilizar os aspectos físicos, biológicos, sociais e econômicos do ambiente local como recursos didáticos para desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão, estabelecendo conexões diretas entre teoria e prática. A metodologia envolve revisão teórica detalhada, seguida de aplicação prática com uma aula de campo com observações diretas e análises críticas do ambiente local, integrando teoria e prática de modo a aprofundar a compreensão espacial e desenvolver habilidades analíticas nos alunos. Dos resultados mostram que os alunos compreendem melhor a relação entre espaço natural e humanizado, identificando práticas culturais e impactos ambientais. Conclui-se que a aula de campo fortalece conhecimento teórico, habilidades práticas e consciência socioambiental, preparando os alunos para serem agentes transformadores em sua comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.