INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO

PERSPECTIVAS DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Jéssica da Silva Almeida Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Jaqueline dos Santos Cardoso

Palavras-chave:

Docência., Educação, Ensino e Aprendizagem, Formação, Tecnologias, Formação continuada de Professores(as)

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso que buscou investigar a utilização da inteligência Artificial como suporte ao trabalho de futuros docentes de ciências e biologia. A pesquisa foi realizada com duas turmas de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VI, por meio da aplicação de questionário. Entre os principais achados, da pesquisa tem-se que todos os participantes compreendia sobre o tema em questão e a grande maioria acreditava que as IAs podem ser facilitadoras do trabalho docente, sendo a favor de sua utilização tanto pelos professores quanto pelos alunos. No que se refere as ferramentas de Inteligência artificial mais utilizadas os chatbots, Chat GPT, Copilot (bing) e o Gemini (bard), foram os mais ciados e muitas são suas aplicações no ensino de ciências e biologia. Portanto, as TDICs e a Inteligência Artificial se mostram como aliadas poderosas na transformação do ensino e na preparação dos alunos para o mundo digital e tecnológico em que vivemos, todavia ainda se tem um longo caminho pela frente para que a implementação dessas ferramentas seja eficaz, principalmente no que se refere a formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.