Educação em ação: a prática pedagógica na luta pela proteção e bem-estar infantil

Autores

  • João Henrique da Silva Oliveira Universidade do Estado da Bahia - Campus XII
  • Bruna Karolaine Alves Barbosa Universidade do Estado da Bahia - Campus XII
  • Vitória Gomes dos Santos Universidade do Estado da Bahia - Campus XII
  • Lívia Guimarães Farias Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Palavras-chave:

Educação, Violência contra Infância, Trabalho Infantil, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente trabalho discute sobre a articulação entre educação (escola) com equipamentos públicos municipais das áreas da saúde e da assistência social para propiciar formações que entrelaçam teoria e prática no combate a violência contra crianças e adolescentes para o exercício profissional de futuros pedagogos. Em 2024.1, o componente Psicologia da Educação do curso de Pedagogia da UNEB DEDC XII promoveu palestras com servidores municipais das áreas da saúde e da assistência social para evidenciar como estas duas áreas podem se articular com a escola no sentido do enfrentamento das violências e situação de vulnerabilidade social vivenciada por muitos estudantes. A pesquisa é qualitativa e utilizou relatos das observações das atividades teórico e práticas realizadas em sala e na experiência de participar de um evento organizado pela Secretaria de Assistência Social com o Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – GTIPETI. As atividades permitiram uma reflexão profunda sobre a práxis pedagógica, destacando a relevância de uma educação que prioriza o bem-estar integral dos alunos e a proteção dos direitos destes, preparando os futuros profissionais para atuar em contextos que tenham pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.