Educação em ação: a prática pedagógica na luta pela proteção e bem-estar infantil
Palavras-chave:
Educação, Violência contra Infância, Trabalho Infantil, Práticas PedagógicasResumo
O presente trabalho discute sobre a articulação entre educação (escola) com equipamentos públicos municipais das áreas da saúde e da assistência social para propiciar formações que entrelaçam teoria e prática no combate a violência contra crianças e adolescentes para o exercício profissional de futuros pedagogos. Em 2024.1, o componente Psicologia da Educação do curso de Pedagogia da UNEB DEDC XII promoveu palestras com servidores municipais das áreas da saúde e da assistência social para evidenciar como estas duas áreas podem se articular com a escola no sentido do enfrentamento das violências e situação de vulnerabilidade social vivenciada por muitos estudantes. A pesquisa é qualitativa e utilizou relatos das observações das atividades teórico e práticas realizadas em sala e na experiência de participar de um evento organizado pela Secretaria de Assistência Social com o Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – GTIPETI. As atividades permitiram uma reflexão profunda sobre a práxis pedagógica, destacando a relevância de uma educação que prioriza o bem-estar integral dos alunos e a proteção dos direitos destes, preparando os futuros profissionais para atuar em contextos que tenham pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade social.