ESCRITA EPISTOLAR DE ALZIRA SPÍNOLA TEIXEIRA RODRIGUES LIMA (1901 – 1950): PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ALTO SERTÃO DA BAHIA
Resumo
Este trabalho debruça sobre as correspondências (cartas) escritas e/ou enviadas a Alzira Spínola Teixeira Rodrigues Lima. De maneira específica, este estudo, busca compreender o modo como se deu o desenvolvimento de práticas educativas no Alto Sertão da Bahia. Levando-se em conta a escrita epistolar de mulheres, em específico, Alzira, além de identificar a escrita epistolar desse sujeito, buscamos analisar as correspondências enviadas e recebidas por ela, observando as práticas educativas desenvolvidas e o objetivo principal dessa educação. A questão que move esse estudo é: quem é Alzira e como essa mulher teve acesso a essa educação, levando em consideração o período da temporalidade de onde se viveu e o alto índice de analfabetismo, além da dominação do Patriarcalismo no contexto social em que viveu? A metodologia escolhida para o desenvolvimento desse trabalho é de abordagem qualitativa, de cunho documental e bibliográfica, com produções de Zélia Marques (2021); Jane Quintiliano Guimarães Silva (2002) e Ana Maria Galvão (2007). Ademais, essa pesquisa é essencial, para que possamos pensar na importância das cartas nos estudos acerca da educação de mulheres no Alto Sertão da Bahia e como essas correspondências nos apresentam esses sujeitos, especialmente representações de escritora e leitoras no século XIX e XX.