AS RELAÇÕES DE GÊNERO E PODER NA ESCOLA: O PAPEL DO/A EDUCADOR/A FRENTE ÀS DESCONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS

Autores

  • Elísia Samaia Nunes Lima Neves Uneb-Campus XII - Mestranda em Educação e Formação Docente

Resumo

Esta pesquisa atenta para as inquietações que surgem ao tratar relações de gênero e poder no Brasil. Com o tema Educação, Relações de Gênero e Poder no ambiente escolar. A investigação do estudo se deu com a seguinte problemática: como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental trabalham as relações de gênero e poder em suas práticas pedagógicas? O objetivo geral constituiu-se em descrever essas práticas e especificamente, buscou-se identificar nos planos de curso, conteúdos que abordam as relações de gênero e como esses são tratados. Este trabalho tem cunho qualitativo com análise nos planos de curso do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental I de uma escola de Guanambi-Bahia. Mediante o estudo, ficou constatado que, apesar das abordagens, ainda existem lacunas a serem preenchidas. É necessário um enfrentamento discursivo crítico que transcenda os documentos teóricos e adentre na formação continuada dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.