PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA:

REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA COMPARTILHADA E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Marcos Gabriel Matos dos Santos UNEB CAMPUS XII
  • ZIZELDA LIMA FERNANDES UNEB CAMPUS XII

Palavras-chave:

Docência Compartilhada, Formação Docente, PIBID

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo relatar e refletir sobre as minhas experiências, enquanto bolsista, ao longo de 18 meses - novembro de 2022 a abril de 2024 - no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Me leva a refletir sobre a minha formação inicial no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII situada no território de Identidade Sertão Produtivo no município de Guanambi. A metodologia se baseia no relato de experiência a partir da socialização e reflexão do referido projeto. Constata-se que o Pibid ao propiciar uma primeira aproximação do(a) aluno(a) bolsista com a Escola básica, oportuniza a formação docente, pois aproxima o docente do cotidiano de sala de aula e da escola a partir de uma docência compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.