PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI-BA
Palavras-chave:
Educação Infantil, Políticas Educacionais, Políticas Públicas, PMEResumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre Políticas e Práticas de Educação Infantil que foi realizada nos anos de 2022 e 2023 pelo Observatório da Infância e Educação Infantil da Universidade do Estado da Bahia. Objetiva compreender como tem ocorrido o acompanhamento e monitoramento das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação, e como/ou se estão se materializando as políticas públicas e o direito à educação infantil, no contexto da cidade de Guanambi/BA. Por meio da abordagem qualitativa, utilizou como instrumento de produção de dados a análise documental dos seguintes documentos: PME de Guanambi, os Relatórios de acompanhamento e monitoramento do PME de Guanambi 2021-2022. Os resultados evidenciam que a meta 1 e as estratégias que tangem à Educação Infantil não estão sendo cumpridas. Assim se vê a importância da elaboração de Políticas de Estado que tenham a participação de diferentes agentes políticos no processo de elaboração, aprovação, execução, monitoramento e avaliação, das políticas para garantir a oferta e permanência dos bebês e das crianças à Educação Infantil de qualidade.