CÍRCULOS DE CULTURAS DA INFÂNCIA (CRIA):
A CONSTRUÇÃO DE UMA ABORDAGEM NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Culturas da infância, Didática, Educação Infantil, Formação docenteResumo
O presente trabalho é recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Esta pesquisa tem como objetivo analisar itinerários didáticos construídos no Programa de Residência Pedagógica em uma instituição de Educação Infantil do município de Guanambi, Bahia, a partir da abordagem dos Círculos de Culturas da Infância (CRIA) desenvolvida por (Silva, 2024). Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa e envolveu pesquisa de campo com observação participante das práticas desenvolvidas na escola de Educação Infantil e dos encontros formativos. Os dados foram analisados com base na abordagem do CRIA, ou seja, a partir da identificação das questões apresentadas pelas crianças e os modos como residentes e professoras registram, problematizam e propõem modos de ampliação dos saberes e universos vivenciais e simbólicos das crianças. Os resultados demonstram que a utilização da abordagem pedagógica do CRIA é uma ação política e apresenta-se como uma possibilidade de observar, registrar e planejar formas da escola ampliar possibilidades de construção da infância das crianças em cada cultura.