DESENVOLVIMENTO DA ORTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS

Autores

  • Tatiane Alves Oliveira Santana Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Educação – Campus XII/Guanambi.
  • Flávia Agnália Pereira Lima Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Educação – Campus XII/Guanambi.
  • Lindalci Maria Candida Cotrim Costa
  • Kelly Cristina Pereira de Souza Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Educação – Campus XII/Guanambi.

Resumo

Este estudo emerge da nossa participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, ao observamos os desafios enfrentados pelos alunos e professores no cotidiano em sala de aula, em relação ao ensino da ortografia, objeto dessa pesquisa. O mesmo objetiva discorrer, analisar e refletir sobre o ensino e a aprendizagem da ortografia na sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como investigar os principais desafios enfrentados pelos estudantes nesse processo e conhecer as práticas e estratégias de ensino dos docentes. Nesse viés, a metodologia teve um caráter exploratório e partiu do levantamento bibliográfico para fomentar as discussões do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Agnália Pereira Lima, Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Educação – Campus XII/Guanambi.

Graduanda no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XII. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CNPq). É membro da linha de Pesquisa - Crianças, Infâncias e Práticas Educativas que faz parte do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq) da UNEB Campus XII. Atualmente atua como bolsista no projeto de Iniciação Científica vinculado ao DEDC Campus XII da linha supracitada.

Lindalci Maria Candida Cotrim Costa

Graduada em Pedagogia Docência e Gestão de Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia (DEDC-XII). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela UNEB (DEDC-XII); Especialista em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, pela Faculdade Única de Ipatinga/MG; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Feral da Bahia – UFBA.

Kelly Cristina Pereira de Souza, Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Educação – Campus XII/Guanambi.

Mestranda em Educação pelo PPGEDUF da Universidade do Estado da Bahia- Campus XII

Professora da rede pública municipal de ensino de Guanambi/Ba

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.