APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Autores

  • MARLEIDE DE SOUZA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • JEANE ALVES SANTOS
  • Talita da Silva Souza
  • Jamile Pereira Pimentel dos Santos

Resumo

Resumo: O presente trabalho configura-se como parte de um relato de experiências vivenciadas no estágio como pesquisa em duas escolas da rede municipal da cidade de Guanambi-BA, em uma turma de anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e numa turma de estágio II da Educação de Jovens e Adultos (EJA). E teve como objetivo analisar as aproximações e distanciamentos no processo de alfabetização de crianças e adultos. Nesse sentido, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, anotações no diário de campo, análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos de ambas as escolas e entrevistas semiestruturadas com professoras e coordenadoras. Ademais, diante das análises foi possível identificar que os tempos e a organização do trabalho pedagógico ocorrem de forma diferente nos anos inicias, e na EJA, no que diz respeito principalmente nas horas/aula e nos recursos didáticos. Conclui-se que no processo de alfabetização com crianças, jovens, adultos e idosos há muitos desafios, distanciamentos e aproximações no que se refere as práticas pedagógicas, desse modo, é imprescindível que os professores, coordenadores das instituições priorizem a utilização de metodologias que dialoguem com a realidade desses educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.