VIVÊNCIAS DO PIBID: APROXIMAÇÃO E ENCANTAMENTOS PELO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

VIVÊNCIAS DO PIBID: APROXIMAÇÃO E ENCANTAMENTOS PELO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Sabrina Maria da Silva Novaes Universidade do Estado da Bahia
  • Magna Melo Viana

Palavras-chave:

Alfabetização. PIBID. Iniciação à Docência. Vivências.

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir das experiências, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto “Laboratório de Práticas Pedagógicas do Campus XII/UNEB: Prática de Letramento e Numeramento no Contexto da Formação dos Pedagogos”. Este trabalho relata as vivências nas turmas de alfabetização e o encantamento por estes percursos de aprendizagens, relacionadas à apropriação da leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  As reflexões deste trabalho surgiram a partir da coparticipação, observações na sala de aula e nos encontros formativos que aconteceram na universidade. Utilizou-se, como instrumento de coleta, o diário de campo, que contribuiu para construir as análises e reflexões presentes no estudo. Nos espaços dos Anos Iniciais, aprende-se o ofício da docência de professores alfabetizadores e, ao mesmo tempo, há a possibilidade de contribuir no auxílio aos alunos(as), na elaboração de estratégias, e no acompanhamento individualizado, principalmente com os que têm maiores dificuldades e produção de recursos para contribuir com suas aprendizagens. Assim, as experiências vividas permitiram o conhecimento da realidade escolar, interação e conhecimento das práticas docentes, a identificação com a docência e o encantamento pela etapa da alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.