“OLHA, TIA! MINHA LETRA!” PROCESSOS DE PRODUÇÃO DA CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Cultura Escrita. Educação Infantil. Práticas educativas.Resumo
Este estudo faz um recorte do trabalho de conclusão de curso pelo qual buscou-se compreender práticas com a cultura escrita em escolas de Educação Infantil. O trabalho foi estruturado pela pesquisa de campo, desenvolvida no Programa de Residência Pedagógica em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), do município de Guanambi-BA, especificamente em uma turma de crianças com faixa-etárias entre 36 a 48 meses de vida. O objetivo foi compreender como as práticas com a cultura escrita possibilitam a apropriação e criação de sentidos pelas crianças. Nessa perspectiva, a pesquisa evidenciou que as práticas com a cultura escrita criam condições para a apropriação da linguagem escrita, em um trabalho que deve ser desenvolvido, cotidianamente, como um direito das crianças. Sendo assim, a cultura escrita deve integrar a brincadeira e as atividades cotidianas, bem como o conjunto das práticas curriculares, como espaços e materialidades. Para além disso, o trabalho ratifica como a literatura infantil integra as condições fundamentais para aproximar as crianças da cultura escrita, em contextos culturais construídos com essa intencionalidade.