CONEXÕES DIGITAIS:
ANÁLISE DOS PADRÕES DE USO DO INSTAGRAM E DO TIKTOK DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO BATISTA
Palavras-chave:
Dependência Tecnológica, Educação, Redes SociaisResumo
Este estudo visa investigar o padrão de uso do TikTok e Instagram, bem como, os conteúdos consumidos nestas redes pelos estudantes Colégio Estadual Antônio Batista (CEAB), Candiba/Bahia para compreender a relação entre o uso destas redes sociais e os estudos de conteúdos escolares. Para isso, fez-se a realização de um estudo bibliográfico, seguido da elaboração, mobilização e aplicação de um questionário com análise e descrição dos resultados. Na sequência foi feito uma palestra com a temática “dependência tecnológica” e oficinas com um estudante de psicologia sobre como a tecnologia pode impactar na saúde dos estudantes e como usá-la corretamente. Assim, os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes usam as redes sociais Instagram e TikToK; consomem em maioria conteúdos relacionados a entretenimento (memes, vídeos engraçados) e ainda tem pouca relação de estudos de conteúdos escolares no uso destas redes sociais. Estas redes quando usadas por muito tempo pode provocar problemas psicológicos e agravar a saúde mental, como também não esquecer que elas permitem a conexão em rede de pessoas e também pode ser uma fonte de informação e de adquirir conhecimentos. Sendo assim, este trabalho possui relevância social tanto de levantamento de informações como de retorno aos participantes.