CONTRUIBUIÇÕES DO PIBID EM GEOGRAFIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Formação docente. Ensino de Geografia. Pibid.Resumo
O trabalho objetiva apresentar as contribuições do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em Geografia na formação dos discentes. Nos últimos anos o debate acerca da formação de professores tem se intensificado, motivado pela demanda crescente, bem como uma formação que contemple os desafios do mundo globalizado. O PIBID, focando na iniciação à docência, possibilita contato maior com a realidade escolar, garantindo ao licenciando a construção da práxis docente, no modelo teoria-prática-teoria. Assim, para realização desta pesquisa foram aplicados questionários, no total de 24 bolsistas e 3 professores supervisores. Outrossim, o PIBID do curso de Geografia da UNEB, tem possibilitado aos bolsistas experienciar a realidade da sala de aula na Educação Básica, mediante, a construção das suas práticas pedagógicas, levando em consideração as diversas nuances do espaço escolar, enquanto ambiente de relações múltiplas. Conclui que o PIBID, mediante articulação teoria-pratica-teoria bem como aproximação entre Universidade e escola, possibilita aos discentes experiencias teórico-práticas relevante para o processo formativo dos graduandos.