RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EFA, TANQUE NOVO/BA: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA
Palavras-chave:
Educação do/no campo, saber-experiência, gênero e sexualidadeResumo
Este trabalho resulta de uma pesquisa de campo que teve como lócus a Escola Família Agrícola (EFA) de Tanque Novo, Bahia, a qual buscou respostas para a pergunta: Quais sentidos ecoam dos “saberes-experiências” dos professores da EFA, a respeito do modo como as relações de gênero e sexualidade são construídas/trabalhadas na Educação do/no Campo? Na composição da metodologia de trabalho, recorremos a uma abordagem qualitativa de viés pós-crítico. Para a produção dos dados, realizamos uma roda de conversa com oito professores e aplicamos um questionário online com questões abertas e fechadas. Além disso, recorremos às anotações feitas em diário de campo e registros fotográficos. Entre os resultados, destacamos que mesmo com algumas fragilidades formativas, os professores da EFA tentam problematizar as questões de gênero e sexualidade e criar condições para que seus “laboratórios de aprendizagem” se convertam em um “currículo-alegria”, onde a performatividade e os desejos adquirem o status de princípios pedagógicos. Para além de respostas, o estudo traz provocações que “revelam” um campo em aberto, especialmente no que pese à formação inicial e continuada de educadores rurais.