RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EFA, TANQUE NOVO/BA: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA

Autores

  • Laura Maria Batista Silva Centro Educacional Prof.ª Alzira Alves Carneiro
  • Romário Silva Jorge Colégio Estadual de Tempo Integral Tiradentes (CETIT)

Palavras-chave:

Educação do/no campo, saber-experiência, gênero e sexualidade

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa de campo que teve como lócus a Escola Família Agrícola (EFA) de Tanque Novo, Bahia, a qual buscou respostas para a pergunta: Quais sentidos ecoam dos “saberes-experiências” dos professores da EFA, a respeito do modo como as relações de gênero e sexualidade são construídas/trabalhadas na Educação do/no Campo? Na composição da metodologia de trabalho, recorremos a uma abordagem qualitativa de viés pós-crítico. Para a produção dos dados, realizamos uma roda de conversa com oito professores e aplicamos um questionário online com questões abertas e fechadas. Além disso, recorremos às anotações feitas em diário de campo e registros fotográficos. Entre os resultados, destacamos que mesmo com algumas fragilidades formativas, os professores da EFA tentam problematizar as questões de gênero e sexualidade e criar condições para que seus “laboratórios de aprendizagem” se convertam em um “currículo-alegria”, onde a performatividade e os desejos adquirem o status de princípios pedagógicos. Para além de respostas, o estudo traz provocações que “revelam” um campo em aberto, especialmente no que pese à formação inicial e continuada de educadores rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romário Silva Jorge, Colégio Estadual de Tempo Integral Tiradentes (CETIT)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador Pedagógico na Rede Estadual de Ensino da Bahia. 

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.