PRÁXIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A RELEVÂNCIA DA VISITA TÉCNICA COMO EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS

Autores

  • EVELIN LAVINE SILVA DOMINGUES UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XII
  • ANA KARINE SANTOS SOUZA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XII
  • LÍVIA GUIMARÃES FARIAS

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Práxis, Educação Especial, Formação Pedagógica, Visita Técnica

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir sobre a relevância das visitas técnicas, a instituições que assistem ao público alvo da educação especial, em articulação com aulas expositivas - dialogadas, para a formação de futuros pedagogos no âmbito da educação inclusiva e educação especial. A pesquisa é qualitativa de revisão bibliográfica, realizada a partir de textos estudados no componente curricular Educação Inclusiva do curso de Pedagogia, que dialogaram com as percepções, de duas discentes deste curso, sobre a visita técnica realizada ao CREIO (Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional) de Guanambi. Esta atividade foi solicitada pela docente do componente de Educação Inclusiva do curso de Pedagogia em 2024.1. A atividade propiciou às estudantes aprendizados e reflexões por uma perspectiva além da teórica, como também, mostrou o quanto atividades extramuros universitários contribuem para a formação humana e profissional dos acadêmicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.