AS PEDAGOGIAS PARTICIPATIVAS NAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Betania Pereira Trindade Universidade do Estado da Bahia
  • Sônia Silva Teixeira Universidade do Estado da Bahia
  • Jany Rodrigues Prado UNEB

Palavras-chave:

Estágio, Pedagogias participativas, Trabalho pedagógico

Resumo

Este artigo discute as pedagogias participativas vivenciadas no período de estágio em pesquisa, em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, no município de Guanambi-BA. Teve como objetivo geral identificar a presença das pedagogias participativas na organização do trabalho pedagógico de uma instituição educativa. Especificamente, pretendeu-se analisar sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem das crianças por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas no período do estágio. Se configurou como uma pesquisa qualitativa e teve como instrumentos para a geração de dados: a observação participante e os registros no diário de campo. Os resultados apontam que a organização do trabalho pedagógico da escola preconiza as pedagogias participativas, entretanto, diante da adesão do ProsSeguir pelo município, algumas metodologias ainda são fundamentadas nas pedagogias transmissivas. As práticas pedagógicas desenvolvidas mostraram que por meio das pedagogias participativas é possível proporcionar para todas as crianças aprendizagens significativas em busca da construção do conhecimento a partir da experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.