ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Reflexões sobre os desafios do estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma turma de 4º ano  

Autores

  • Flávia Agnália Pereira Lima Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XII
  • Rute de Jesus Souza
  • Jany Rodrigues Prado

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento. Ensino e Aprendizagem. Pesquisa e Estágio. Projeto Político Pedagógico.

Resumo

Este trabalho emerge das vivências da Pesquisa e Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ocorrido em uma turma de 4º ano, entre o período de abril a maio de 2024 em uma escola do município de Guanambi – BA. O objetivo do estudo é discutir, analisar e refletir a partir de nossas experiências vivenciadas no estágio acerca das dificuldades enfrentadas por uma turma dos anos iniciais  no que se refere à alfabetização e letramento. A abordagem de pesquisa adotada é de natureza qualitativa, por meio da observação participante no cotidiano da sala de aula e da análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição, a fim de compreender como ocorre a organização do trabalho pedagógico nessa etapa da educação, considerando as dificuldades percebidas na turma com relação à leitura, escrita e compreensão de textos. Foi revelado que questões como: a pandemia do covid 19, a baixa frequência escolar de algumas crianças, situação de vulnerabilidade social, o número elevado de crianças nas turmas são desafios presentes no cotidiano escolar, que influenciam no desenvolvimento do ensino - aprendizagem de grande parte dos estudantes. Constatou - se portanto, a relevância que ações planejadas, refletidas, monitoradas e avaliadas junto aos alunos, pais, professores e equipe de apoio são fundamentais no enfrentamento e na superação dessas dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Agnália Pereira Lima, Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XII

Graduanda no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XII. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). É bolsista da Iniciação Ciêntífica e membro da linha de Pesquisa - Crianças, Infâncias e Práticas Educativas que faz parte do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq) da UNEB Campus XII. 

Rute de Jesus Souza

Graduanda do curso de Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XII. 

Jany Rodrigues Prado

É professora substituta do Departamento de Educação de Guanambi - Campus XII - UNEB, onde atua como professora do componente Pesquisa e Estágio, professora pesquisadora do Observatório da Educação Infantil e Infância - ObEI, vinculado o do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq) Linha de Pesquisa: Infâncias e Práticas Pedagógicas, Linguagens e Práticas Pedagógicas e Formação Docente e do Grupo de Estudos e vinculada também ao Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/GEPRÁXIS/CNPq).

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.