ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Reflexões sobre os desafios do estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma turma de 4º ano
Palavras-chave:
Alfabetização e Letramento. Ensino e Aprendizagem. Pesquisa e Estágio. Projeto Político Pedagógico.Resumo
Este trabalho emerge das vivências da Pesquisa e Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ocorrido em uma turma de 4º ano, entre o período de abril a maio de 2024 em uma escola do município de Guanambi – BA. O objetivo do estudo é discutir, analisar e refletir a partir de nossas experiências vivenciadas no estágio acerca das dificuldades enfrentadas por uma turma dos anos iniciais no que se refere à alfabetização e letramento. A abordagem de pesquisa adotada é de natureza qualitativa, por meio da observação participante no cotidiano da sala de aula e da análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição, a fim de compreender como ocorre a organização do trabalho pedagógico nessa etapa da educação, considerando as dificuldades percebidas na turma com relação à leitura, escrita e compreensão de textos. Foi revelado que questões como: a pandemia do covid 19, a baixa frequência escolar de algumas crianças, situação de vulnerabilidade social, o número elevado de crianças nas turmas são desafios presentes no cotidiano escolar, que influenciam no desenvolvimento do ensino - aprendizagem de grande parte dos estudantes. Constatou - se portanto, a relevância que ações planejadas, refletidas, monitoradas e avaliadas junto aos alunos, pais, professores e equipe de apoio são fundamentais no enfrentamento e na superação dessas dificuldades.