PRESENÇAS/AUSÊNCIAS DAS PEDAGOGIAS DA INFÂNCIA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL (2017-2024)
Palavras-chave:
Crianças, Educação Infantil, Pedagogias da InfânciaResumo
A partir do reconhecimento da Educação Infantil como um direito (Brasil, 1988) e sua efetivação como primeira etapa da educação básica (Brasil, 1996), a educação das crianças obteve avanços e várias mudanças ocorreram, especificamente no que se refere às políticas públicas educacionais. Um dos desafios é compreender quais pedagogias fundamentam tais políticas, que foram gestadas em um viés neoliberal de educação, com foco na expansão na oferta. Tem como objetivo analisar de que modo as Pedagogias da Infância aparecem nas produções científicas do período de 2017 a 2024. Os bancos de dados utilizados foram o GT05 e o GT07 da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), o Saber Aberto - Repositório Institucional da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Biblioteca Universitária Professora Dilma Gumes Fernandes Santos, da UNEB de Guanambi. Deste modo, a presente pesquisa anuncia e denuncia a urgência nas pesquisas sobre a construção de uma pedagogia que tem como objeto de preocupação a própria criança, ampliando possibilidades para que se discutam pedagogias específicas para crianças de 0 a 5 anos de idade.