A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

Autores

  • Danilo Lopes de Oliveira Universidade do Estado da Bahia-Campus XII
  • Adelson Ferreira da Silva

Palavras-chave:

Educação, Neoliberalismo, Pós-Modernidade, Globalização

Resumo

O presente trabalho apresenta alguns resultados da pesquisa de iniciação científica realizada no período 2023-2024, com o subprojeto PEDAGOGIA E FONTES DOCUMENTAIS: os organismos multilaterais como indutores de tendência da formação de professores (as) no século XXI. O mesmo tem por objetivo analisar o modo como os organismos multilaterais, atrelados à globalização e ao pensamento pós-moderno, vem influenciando/impactando os rumos da educação no século XXI. Considerando que há uma série de interesses em criar novos modelos de escola e de currículo com vistas a gerar uma força de trabalho para servir ao mercado capitalista e aos ideais neoliberais, entende-se que, os organismos multilaterais utilizam-se do recurso ideológico-normativo caracterizado por uma grande quantidade de publicações de leis e diretrizes para ditar tendências na política de educação, sobretudo na América Latina. A pesquisa é teórica e documental, na qual foram feitos o levantamento dos documentos e suas respectivas análises. Concluímos que o modelo educacional proposto pelas recomendações dos organismos, em certa medida, alimenta os interesses do neoliberalismo favorecendo, portanto, um viés empresarial, caracterizado pela lógica de mercado, da pedagogia da competência e pelo tecnicismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.