“LIVRO PARA BEBÊS”:

O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Autores

  • Ariana Maria da Silva Guimarães Universidade do Estado da Bahia
  • Giane Araújo Pimentel Carneiro Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Bebês, Experiências, . Literatura infantil, Livros literários.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de livros para bebês presentes no corpus dos trabalhos selecionados nesta pesquisa. Fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa em educação, do tipo bibliográfica, com a produção de dados realizada por meio de uma revisão de literatura em sites de pesquisa científicos disponíveis nos acervos digitais. Deste modo, priorizamos os artigos publicados no Scielo, nos sites da ANPEd; teses e dissertações, no Catálogo da CAPES, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da CAPES.  Foram utilizados os descritores “bebeteca”, “experiência literária e bebês”, “praticas literária e bebês” e “livro e bebês”. Por meio das análises dos trabalhos foi possível identificar como os livros para bebês funcionam como estímulos sensoriais e estéticos. Além disso, permitiu observar a diversidade de materialidades presentes nos livros para bebês. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.