DIRETRIZES CURRICULARES E RACIONALIDADE NEOLIBERAL:

implicações nos cursos de formação de professores para a educação básica

Autores

  • Lucas Tarcísio Rodrigues da Trindade Universidade do Estado da Bahia
  • Adelson Ferreira da Silva

Resumo

O presente trabalho apresenta alguns resultados da pesquisa de iniciação científica realizada no período 2023-2024, com o subprojeto “PENSAMENTO PÓS-MODERNO E DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XXI”. O objetivo foi analisar o modelo prescritivo das legislações instituídas para a orientação curricular dos cursos de formação de professores, considerando a hipótese de uma possível aliança com os ditames da racionalidade neoliberal. Para isso, tomou-se como objeto as resoluções: (CNE/CP n.º 1/2002, CNE/CP n.º 1/2006, CNE/CP n.º 2/2015 e CNE/CP n.º 2/2019). A investigação articulou procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fonte referenciais da crítica ao neoliberalismo e da política nacional de formação de professores.  O trabalho aponta para a necessidade de aprofundar a crítica dos discursos hegemônicos, implicados nos documentos que regem a formação de professores no Brasil, sobretudo, aqueles que favorecem a racionalidade neoliberal por meio da pedagogia da competência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.