DIRETRIZES CURRICULARES E RACIONALIDADE NEOLIBERAL:
implicações nos cursos de formação de professores para a educação básica
Resumo
O presente trabalho apresenta alguns resultados da pesquisa de iniciação científica realizada no período 2023-2024, com o subprojeto “PENSAMENTO PÓS-MODERNO E DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XXI”. O objetivo foi analisar o modelo prescritivo das legislações instituídas para a orientação curricular dos cursos de formação de professores, considerando a hipótese de uma possível aliança com os ditames da racionalidade neoliberal. Para isso, tomou-se como objeto as resoluções: (CNE/CP n.º 1/2002, CNE/CP n.º 1/2006, CNE/CP n.º 2/2015 e CNE/CP n.º 2/2019). A investigação articulou procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fonte referenciais da crítica ao neoliberalismo e da política nacional de formação de professores. O trabalho aponta para a necessidade de aprofundar a crítica dos discursos hegemônicos, implicados nos documentos que regem a formação de professores no Brasil, sobretudo, aqueles que favorecem a racionalidade neoliberal por meio da pedagogia da competência.