ESCREVIVÊNCIAS DE MULHERES-MÃES-ESTUDANTES DA EJA NO CETIT, OLIVEIRA DOS BREJINHOS/BA: CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA
Palavras-chave:
Mulheres, Mães, Estudantes da EJA, CETITResumo
Resumo
Este texto resulta de uma pesquisa que objetivou discutir sobre as condições de acesso e permanência de mulheres-mães-estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual de Tempo Integral Tiradentes (CETIT), situado em Oliveira dos Brejinhos, Bahia. Os dados da pesquisa foram produzidos através da aplicação de questionários com dez participantes e analisados pela ótica da “escrevivência”. Entre os resultados, destaca-se que a maioria das mulheres que são mães e estudam na EJA se autodeclaram pretas/pardas, tiveram filhos antes dos 20 anos e dispõem de poucas condições socioeconômicas. Suas experiências de acesso e permanência na escola são marcadas pela falta de suportes institucionais e de pessoas, o que resulta em uma tardia conclusão do Ensino Médio. A criação de uma rede de apoio, dentro e fora do espaço escolar, emerge como uma medida necessária.