PRÁTICAS CULTURAIS DE SUJEITOS DA EJA NUMA COMUNIDADE DO CAMPO

Autores

  • Leila Gomes Brito Universidade do Estado da Bahia
  • Silvânia de Lessa Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Joseni Pereira Meira Reis Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Práticas Culturais, Educação de Jovens e Adultos, Ressignificação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as identidades culturais dos estudantes da EJA na Escola Municipal Joana D’arc, localizada na comunidade camponesa de Tanque, em Pindaí-Bahia. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa de caráter exploratório, para a coleta de dados valeu-se do questionário e entrevistas semiestruturadas. Nas discussões, buscamos: Identificar a trajetória formativa de estudantes da EJA de uma escola do campo; destacar aspectos culturais, escolarização e motivos pelos quais esses sujeitos não tiveram acesso à escola anteriormente; Analisar os sentidos e as representações que os sujeitos atribuem a essas práticas. Os resultados desta pesquisa evidenciam a relevância das práticas culturais na sociedade, visto que é através delas que se aprende a respeitar e valorizar as identidades de um povo. Ressignificar ou dar um novo significado a algo é enriquecedor para a história. Dessa forma, fica evidente a magnitude da cultura que possui o poder de ultrapassar gerações e fazer prevalecer os costumes e tradições. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvânia de Lessa Souza, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia Campus XII

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.