PRÁTICAS CULTURAIS DE SUJEITOS DA EJA NUMA COMUNIDADE DO CAMPO
Palavras-chave:
Práticas Culturais, Educação de Jovens e Adultos, RessignificaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo identificar as identidades culturais dos estudantes da EJA na Escola Municipal Joana D’arc, localizada na comunidade camponesa de Tanque, em Pindaí-Bahia. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa de caráter exploratório, para a coleta de dados valeu-se do questionário e entrevistas semiestruturadas. Nas discussões, buscamos: Identificar a trajetória formativa de estudantes da EJA de uma escola do campo; destacar aspectos culturais, escolarização e motivos pelos quais esses sujeitos não tiveram acesso à escola anteriormente; Analisar os sentidos e as representações que os sujeitos atribuem a essas práticas. Os resultados desta pesquisa evidenciam a relevância das práticas culturais na sociedade, visto que é através delas que se aprende a respeitar e valorizar as identidades de um povo. Ressignificar ou dar um novo significado a algo é enriquecedor para a história. Dessa forma, fica evidente a magnitude da cultura que possui o poder de ultrapassar gerações e fazer prevalecer os costumes e tradições.