PLANEJAR PROPOSTAS COM INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA

IMPLICAÇÕES PARA UMA PRÁTICA AUTORAL CENTRADA NOS BEBÊS

Autores

  • Jaqueline Cirqueira Borges NEAF/CTE
  • Adriana Moreira Pimentel Teixeira NEAF/CTE
  • Ana Marta Borges da Cunha NEAF/CTE

Palavras-chave:

Formação Continuada. Intencionalidade Pedagógica. Planejamento pedagógico. Prática autoral.

Resumo

Este estudo é resultado das vivências no Programa de Formação Continuada NEAF/CTE para os Profissionais da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Caetité. Busca refletir sobre a ampliação, ressignificação e apropriação de conhecimentos sobre o planejamento e intencionalidade pedagógica, visando assim, discutir qual o entendimento que os professores têm sobre a intencionalidade pedagógica, bem como, tornar visível ações pedagógicas cotidianas com vistas em um planejamento intencional centrado nos bebês. A formação continuada, desta maneira, se apresenta como um diferencial para nossa rede municipal com aprofundamento teórico. O texto é de base qualitativa, na qual buscamos apresentar as contribuições da formação continuada enquanto agente transformador da ação pedagógica docente, visando uma prática autoral, singular e de qualidade para os bebês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Moreira Pimentel Teixeira, NEAF/CTE

Mestra em Memória pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano, professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Caetité, pesquisadora do Observatório da Infância e Educação Infantil, ObEI – UNEB, adriana.educacaoinfantil@secoline.com. Atualmente coordena o Programa de Formação Continuada para os Profissionais da Educação Infantil no NEAF/CTE.

Ana Marta Borges da Cunha, NEAF/CTE

Licenciada em História pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Baiana pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Caetité. marta.manoelteixeira@secoline.com Atualmente é professora mediadora do Programa de Formação Continuada para os Profissionais da Educação Infantil no NEA/CTE.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.