ADAPTAÇÃO CURRICULAR
ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DO ALUNO COM BAIXA VISÃO
Palavras-chave:
Adaptação Curricular, Deficiência Visual, Estratégias Pedagógicas, Recursos TecnológicosResumo
Introdução: Com a crescente das políticas de Educação Especial no Brasil e no mundo, a questão da adaptação curricular acaba sendo uma das temáticas mais relevantes no contexto da Educação Especial e Inclusiva. Objetivo: Discutir como a adaptação curricular pode ser realizada nos anos iniciais do ensino fundamental para atender às necessidades educacionais e individuais das crianças com deficiência visual do tipo baixa visão. Metodologia: Se trata de um trabalho de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica o qual utilizamos os artigos que explanavam sobre a temática, publicados entre os anos de 2010 a 2024 nos bancos de dados: Periódicos CAPES, Google Acadêmico e SciELO. Conclusão: O estudo indicou que as estratégias de adaptação curricular são cruciais para a inclusão da pessoa com baixa visão. Salientamos que a utilização de recursos tecnológicos e umas das maiores aliadas para o desenvolvimento autônomo de aprendizagem do aluno e indicamos a ênfase nos estudos sobre modelos, formas e estratégias que contribua para a formação de professores que deem ênfase nas necessidades de aprendizagem do aluno com baixa visão.