Diversidade no currículo escolar:uma análise crítica da base nacional comum curricular (bncc)
Uma crítica a base comum curricular BNCC
Palavras-chave:
Diversidade., Educação.Resumo
Resumo
Este estudo tem como objetivo tem por objetivo desenvolver reflexões em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando o elemento da diversidade no currículo escolar. Ou seja, como a diversidade é tratada nesse documento? A pesquisa foca na análise da BNCC considerando estratégias pedagógicas implementadas na promoção da diversidade, conforme estabelecido pela BNCC. A metodologia inclui, além de uma análise documental da BNCC, revisão bibliográfica e análise crítica baseada em teorias educacionais relevantes. O estudo revela que, embora a BNCC estabeleça princípios importantes para a inclusão da diversidade, há lacunas significativas na sua aplicação prática nas escolas. A pesquisa destaca a necessidade de estratégias mais eficazes para garantir que os princípios de diversidade sejam efetivamente integrados no cotidiano escolar e aponta que a Base se apoia em um discurso que defende o respeito à diversidade, mas que na realidade, sua função principal é a legitimação ideológica do capitalismo contemporâneo.
Palavras-chave: BNCC. Diversidade. Educação. Política neoliberal.