Diversidade no currículo escolar:uma análise crítica da base nacional comum curricular (bncc)

Uma crítica a base comum curricular BNCC

Autores

  • Eriana Francisca de Araujo Universidade do Estado da Bahia
  • Zizelda Lima Fernandes
  • Nandiara Aparecida de Jesus santos
  • Renan Nunes da costa

Palavras-chave:

Diversidade., Educação.

Resumo

Resumo

Este estudo tem como objetivo tem por objetivo desenvolver reflexões em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando o elemento da diversidade no currículo escolar. Ou seja, como a diversidade é tratada nesse documento? A pesquisa foca na análise da BNCC considerando estratégias pedagógicas implementadas na promoção da diversidade, conforme estabelecido pela BNCC. A metodologia inclui, além de uma análise documental da BNCC, revisão bibliográfica e análise crítica baseada em teorias educacionais relevantes. O estudo revela que, embora a BNCC estabeleça princípios importantes para a inclusão da diversidade, há lacunas significativas na sua aplicação prática nas escolas. A pesquisa destaca a necessidade de estratégias mais eficazes para garantir que os princípios de diversidade sejam efetivamente integrados no cotidiano escolar e aponta que a Base se apoia em um discurso que defende o respeito à diversidade, mas que na realidade, sua função principal é a legitimação ideológica do capitalismo contemporâneo.

Palavras-chave: BNCC. Diversidade. Educação. Política neoliberal.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.