UM CONVITE À IMAGINAÇÃO:

EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA MONITORIA DE EXTENSÃO NO OBSERVATÓRIO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Eduarda Arruda Silva Silva UNEB
  • Elenice Brito Teixeira Silva UNEB

Palavras-chave:

Educação Infantil. Experiências. Projeto de Extensão. Observatório da Infância e Educação Infantil.

Resumo

O presente trabalho é constituído de um relato de experiência em um Projeto de Extensão, o Observatório da Infância e Educação Infantil (OBEI) e busca evidenciar a relevância deste para a formação em Pedagogia. O relato parte da apresentação do projeto até a realização de uma conquista muito importante para a Universidade e para a comunidade externa, a inauguração do espaço físico do Observatório, o ateliê de formação. As vivências foram divididas em duas seções e a partir delas é ressaltada a relevância deste projeto para os estudos da área da infância. Ademais, as experiências relatadas são um convite para que os/as discentes e os/as futuros discentes da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, possam conhecer sobre o projeto e buscar fazer parte deste coletivo que luta por uma Educação Infantil pública de qualidade social para os bebês e crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenice Brito Teixeira Silva, UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa: Infância e Educação Infantil (2021) com pesquisa sobre os processos de constituição da brincadeira em uma turma de bebês ao longo de dois anos na Educação Infantil. Mestre em Educação pela mesma Universidade, com pesquisa sobre condição docente na Educação Infantil (2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008). É professora adjunta na Universidade do Estado da Bahia desde 2012. Integra o corpo docente do Mestrado acadêmico em Educação e Formação Docente da UNEB (PPGEduf) e coordena o Programa de Pós-graduação em Docência na Educação Infantil (PGDEI). Criadora e coordenadora do Observatório da Infância e Educação Infantil da UNEB, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais Paulo Freire e é membro do ENLACEI - Estudos em Infância, Cultura e Educação Infantil da UFMG, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil. É associada ao GT 07 - Educação da criança de 0 a 6 anos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa - ANPED. Faz parte do Comitê Gestor Institucional de formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica da UNEB e coordena o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia. Compõe a Equipe Editorial da Revista Educação em Foco (Qualis A4) da Universidade Federal de Juiz de Fora como editora executiva externa. É integrante do Fórum Baiano de Educação Infantil e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Atua principalmente nos seguintes temas: constituição cultural dos bebês e crianças, brincadeira, interações e currículo das escolas de Educação Infantil; trabalho e condição docente na Educação Infantil; pesquisa e estágio na formação de professores da Educação Infantil; políticas e práticas de Educação Infantil. 

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.