A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS

ACESSO, PERMANÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Eugênia Silva Nascimento Soares Universidade do Estado da Bahia
  • Walzenira Marques dos Santos Vieira

Palavras-chave:

Aprendizagem, Formação continuada de Professores(as), Inclusão Escolar., Legislação, Transtorno do Espectro do Autismo

Resumo

Este estudo tem como objetivo aprofundar a compreensão dos desafios no processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), baseando-se em pesquisas conduzidas nos últimos seis anos. A partir de uma cuidadosa revisão bibliográfica, que abrangeu documentos normativos e marcos legais, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), foram identificados obstáculos significativos no que tange ao acesso, permanência, participação e aprendizagem dessas crianças. A análise de 16 estudos recentes revela que a inclusão escolar de crianças autistas demanda um compromisso contínuo com a formação dos educadores(as), a adaptação das práticas pedagógicas e a incorporação de tecnologias digitais. A sinergia entre família e escola, apoiada por políticas públicas efetivas, é essencial para a construção de um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo. Ademais, destaca-se a importância de garantir um ambiente adequado e suporte profissional especializado para assegurar que a inclusão escolar seja plenamente realizada como um direito inalienável, sublinhando a necessidade urgente de formação contínua dos educadores(as) e de adaptações curriculares que atendam às especificidades dos(as) estudantes com TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.