ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA SALA SENSORIAL NA ESCOLA: PROPOSTA DE TRATAMENTO DA ANSIEDADE GENERALIZADA POR MEIO DA ESTIMULAÇÃO DOS CINCO SENTIDOS
Resumo
Por meio da observação da prevalência de casos de ansiedade generalizada em adolescentes, o objetivo deste estudo foi de criar e implantar uma sala sensorial em uma escola de ensino médio integral do Colégio Estadual Antônio Batista, em Candiba/BA. O processo metodológico iniciou-se com levantamento bibliográfico sobre o tema. Em seguida, estabeleceram-se parcerias para a implantação da sala sensorial na escola, envolvendo itens que estimulassem o uso de cada sentido. O ambiente foi equipado com climatização, cadeiras confortáveis, aparelhagem de som, óculos de realidade virtual, entre outros elementos que transmitissem segurança e conforto. Por último, realizaram-se testes com os voluntários, seguidos da aplicação de questionários pós-testes e análise dos resultados. De acordo com os questionários respondidos pelos participantes da pesquisa, a forma como os cinco sentidos foram explorados na sala sensorial contribuiu para a melhoria do quadro de ansiedade dos envolvidos no projeto. Eles relataram que modificaram a maneira de enfrentar problemas cotidianos e diminuíram crises intensas de ansiedade generalizada. Além disso, afirmaram que se sentiram em um ambiente acolhedor, que possibilitou um encontro mais íntimo consigo mesmos. Sendo assim, os objetivos do trabalho foram alcançados, e destaca-se a necessidade da utilização das salas sensoriais em todas as escolas.