MISSÃO TERRA: EXPLORANDO A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DO JOGO LÚDICO NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Autores

  • Pietro Henrique de Souza Ramos Colégio Estadual Antônio Batista
  • William José dos Santos
  • William Oliveira do Nascimento
  • Luzimária Reis Melo Barros
  • Fernanda de Deus Junqueira

Resumo

Tratar sobre os problemas ambientais que afligem a sociedade atual é um desafio diante da busca por desenvolvimento econômico sem ideais sustentáveis, sendo necessária a adoção de ações imediatas em todas as esferas sociais. Nisso, a escola é um espaço que possibilita tais discussões e pode criar meios para a sensibilização de atitudes a fim de amenizar tal problema. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é promover o aprendizado sobre sustentabilidade por meio do jogo de tabuleiro pedagógico “Missão Terra”, que simula situações positivas e negativas do cotidiano em relação a atitudes ecologicamente viáveis. Assim, foi feito um estudo bibliográfico sobre o tema, seguido pela criação do jogo e a intervenção em escolas de ensino fundamental e médio no município de Candiba/Ba. A análise dos resultados foi realizada comparando a quantidade de respostas corretas antes e depois da aplicação da atividade nas turmas, e também com um questionário direcionado aos docentes. Os resultados demonstraram um aumento nas respostas corretas dos participantes, além de engajamento dos estudantes durante as intervenções. Assim, constatou-se que a estratégia de usar a ludicidade no aprendizado demonstrou eficácia. Além disso, observações feitas pelos professores participantes apontaram o jogo como importante ferramenta de aprendizado das questões ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.