O PROFESSOR-PESQUISADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO NEAF/CTE INSTIGANDO A DOCUMENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS
Palavras-chave:
Cotidiano. Documentação pedagógica. Formação continuada. Professor-pesquisador.Resumo
O propósito deste estudo é refletir sobre os processos de construção de documentações pedagógicas na Educação Infantil da rede pública de Caetité ao longo dos anos de 2022 e 2023 na perspectiva desenvolvida pelo NEAF/CTE[1] de formação do professor-pesquisador. Apresentamos neste texto uma breve discussão, de estudo ainda em andamento, acerca da experiência de instigar a pesquisa das ações, interações e proposições de bebês, crianças e adultos em suas jornadas no cotidiano das instituições de Educação Infantil e a construção de documentações das experiências. Assim, este estudo revela a ação docente de pesquisar o cotidiano e, concomitantemente, construir documentações como possibilidades de reflexão sobre a prática, criando memórias e identidades individual e coletiva.
[1] Conforme Decreto nº 059, de 14 de setembro de 2022, o NEAF – Núcleo Educacional de Avaliação e Formação de Caetité – tem como finalidade promover a formação continuada de profissionais da educação, avaliação e acompanhamento da educação na rede pública municipal de Caetité e assim, cumprir as Metas 05, 07 e 16 do Plano Municipal de Educação.