O PROFESSOR-PESQUISADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO NEAF/CTE INSTIGANDO A DOCUMENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Ana Marta Borges da Cunha NEAF/CTE
  • Você NEAF/CTE
  • Você

Palavras-chave:

Cotidiano. Documentação pedagógica. Formação continuada. Professor-pesquisador.

Resumo

O propósito deste estudo é refletir sobre os processos de construção de documentações pedagógicas na Educação Infantil da rede pública de Caetité ao longo dos anos de 2022 e 2023 na perspectiva desenvolvida pelo NEAF/CTE[1] de formação do professor-pesquisador.  Apresentamos neste texto uma breve discussão, de estudo ainda em andamento, acerca da experiência de instigar a pesquisa das ações, interações e proposições de bebês, crianças e adultos em suas jornadas no cotidiano das instituições de Educação Infantil e a construção de documentações das experiências. Assim, este estudo revela a ação docente de pesquisar o cotidiano e, concomitantemente, construir documentações como possibilidades de reflexão sobre a prática, criando memórias e identidades individual e coletiva.

 

[1] Conforme Decreto nº 059, de 14 de setembro de 2022, o NEAF – Núcleo Educacional de Avaliação e Formação de Caetité – tem como finalidade promover a formação continuada de profissionais da educação, avaliação e acompanhamento da educação na rede pública municipal de Caetité e assim, cumprir as Metas 05, 07 e 16 do Plano Municipal de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Você, NEAF/CTE

Mestra em Memória pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano, professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Caetité, pesquisadora do Observatório da Infância e Educação Infantil, ObEI – UNEB, adriana.educacaoinfantil@secoline.com. Atualmente coordena o Programa de Formação Continuada para os Profissionais da Educação Infantil no NEAF/CTE.

Você

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade do Estado da Bahia. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Caetité. jaqueline.waldircardozo@secoline.com. Mestranda do Programa Pós-graduação em Educação e Formação Docente da UNEB - Campus XII.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.