ADOLESCÊNCIA INVISÍVEL: EXPLORANDO A INVISIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
Invisibilidade. Escola. Adolescentes. Sociedade. Saúde mental.Resumo
Este estudo tem por objetivo compreender os modos como a invisibilidade vivenciada por adolescentes em ambiente escolar se apresenta em estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista (CEAB), Candiba-Ba. Como objetivos secundários buscou-se construir uma relação entre as experiências vividas pelos personagens do filme “As Vantagens de Ser Invisível” e vivências reais dos estudantes do CEAB; identificar casos de invisibilidade dentro do colégio; e por fim desenvolver estratégias de apoio em busca de um ambiente escolar mais acolhedor. Para alcançar esses, realizou-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi feita por meio da aplicação de um questionário on-line (via plataforma Google Forms) a três turmas do 2° ano do Ensino Médio em Tempo Integral. Os resultados apontaram para casos de invisibilidade, bem como para a necessidade de examinar mais profundamente algumas situações. Além disso, serviram de base para o desenvolvimento de estratégias de apoio a tais estudantes, assim como para se pensar a respeito da promoção de um ambiente escolar mais harmonioso, que facilite a integração socio educacional dos adolescentes.