SILENCED FLOWERS: Abordando a necessidade de discutir sobre os desafios menstruais enfrentados por adolescentes no âmbito educacional.
Palavras-chave:
Período Menstrual. Desafios. EducaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir os desafios menstruais enfrentados por adolescentes no âmbito educacional, visando aprimorar e expandir o conhecimento sobre o período menstrual entre os estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista (CEAB). A abordagem deste estudo é qualitativa e o processo metodológico teve início com uma pesquisa bibliográfica, seguida pela definição das etapas. A criação de um questionário online foi o primeiro passo, seguido pela sua aplicação e análise. Posteriormente, foram realizadas intervenções, incluindo uma roda de conversa com uma ginecologista e a disponibilização de absorventes nos banheiros. Na sequência, foi elaborado um questionário para avaliar a roda de conversa. Os resultados da análise dos dados e da avaliação das ações demonstraram a necessidade de mais diálogo e ações relacionadas ao tema, pois foi identificado um baixo conhecimento sobre as causas, o ciclo menstrual e suas mudanças, especialmente no que diz respeito à saúde e higiene. Além disso, ficou evidente que a realização de palestras contribui significativamente para mitigar esses desafios. Com base na avaliação das participantes do projeto, os objetivos foram alcançados, pois muitas dúvidas foram esclarecidas durante as discussões e novos conhecimentos foram adquiridos sobre o assunto.
Palavras-chave: Período Menstrual. Desafios. Educação.