PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DIÁLOGOS SOBRE O SER MAIS
Palavras-chave:
Educação Infantil, Paulo Freire, Pedagogia da InfânciaResumo
Esta investigação é parte de um trabalho de conclusão de curso que teve como objetivo investigar e evidenciar a materialização das dimensões do ser mais no cotidiano de duas turmas do 3° período de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), lócus de pesquisa do Programa Residência Pedagógica. O estudo foi realizado a partir de informações coletadas em uma pesquisa de Iniciação Científica e no Subprojeto do Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da UNEB, Campus XII. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa. Para a produção de informações, realizou-se o levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas, observação participante com registros das práticas a partir de anotações no diário de campo e das narrativas do cotidiano das crianças da EMEI. Os resultados do levantamento bibliográfico apontaram uma predominância da categoria freiriana do ser mais nos textos analisados que apresenta um diálogo entre Paulo Freire e a Educação Infantil. Sobre a materialização do ser mais e as contribuições de Paulo Freire na EMEI foi possível perceber as dimensões do legado freiriano nas práticas educativas que envolvem diálogo, escuta sensível, participação familiar e autonomia das crianças.