PRÁTICAS EDUCATIVAS DO ALTO SERTÃO DA BAHIA NA ESCRITA EPISTOLAR DE MARIA VICTÓRIA DE ALBUQUERQUE GOMES RODRIGUES LIMA (1901 - 1950)
Resumo
Este estudo discorre acerca de práticas educativas do período de 1901 a 1950 a partir de cartas enviadas e recebidas por Maria Victória Gomes de Albuquerque Lima, as quais pertencem ao acervo do Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), órgão que é responsável pela guarda de diversos documentos. Desta forma, o objetivo geral é compreender o modo como se deu o desenvolvimento de práticas educativas, no Alto Sertão da Bahia, considerando a escrita epistolar de Maria Vitória de Albuquerque. Foi fundamental estabelecer os seguintes objetivos específicos: identificar a escrita epistolar de mulheres do Alto Sertão da Bahia; selecionar as correspondências enviadas e recebidas por Maria Victória de Albuquerque Gomes Rodrigues Lima e analisar as correspondências enviadas e recebidas por Maria Victória de Albuquerque Gomes Rodrigues Lima, levando-se em conta a discussão das práticas educativas desenvolvidas. Diante disso, a questão norteadora deste estudo é: quais práticas educativas podem ser evidenciadas a partir das cartas de Maria Victória de Albuquerque Gomes Rodrigues Lima (1901 - 1950)? A metodologia deste trabalho é de abordagem qualitativa, de cunho documental. Esta pesquisa é extremamente necessária para entendermos acerca das práticas educativas, além de compreender as cartas como fontes de preservação da memória e da história.