FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA PERSPECTIVA CRÍTICO- COLABORATIVA: NOVOS OLHARES, OUTRAS POSSIBILIDADES

Autores

  • JACILEI BEZERRA DE SOUZA ROCHA COLÉGIO MUNICIPAL ERALDO TINÔCO

Resumo

Este trabalho apresenta o percurso de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, em Caetité. Trata-se de uma investigação que toma como objeto de estudo a Formação Docente na Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de analisar a formação de professores(as) que atuam no Segundo Segmento dessa modalidade de ensino em uma escola pública da Rede Municipal de Educação de Matina - BA, na perspectiva crítico-colaborativa, e as implicações desta na prática docente. Metodologicamente, esta pesquisa se desenvolve em duas fases: a primeira, por meio de estudo e análise de documentos oficiais que regulamentam as políticas públicas destinadas à formação de professores/as na EJA, a partir da década de 1990 e, a segunda, mediante a realização de sessões reflexivas de formação, com professores/as e coordenação pedagógica da EJA, em uma escola pública localizada no território Velho Chico, no município de Matina – BA. Como desdobramento da pesquisa, propõe-se um Diário Didático-Formativo que visa contribuir com a formação e a prática pedagógica de professores/as, do Segundo Segmento da Educação de Jovens e Adultos do município de Matina – BA.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa-ação crítico-colaborativa. Prática docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Edição

Seção

Eixo 6 - Formação docente, currículo, diversidade e práticas educativas.